Breves reflexões sobre modelos de aprendizagem em ambientes virtuais



As comunidades de aprendizagem, exemplificadas através dos 5 modelos de aprendizagem em ambientes virtuais, apresentam processos de aprendizagem colaborativos. 
As comunidades virtuais de aprendizagem passaram a ser conceitos utilizados, e referenciados, em contextos educativos ou de formação online. Foram criados por se verificar uma necessidade de inovação no contexto educativo, uma vez que a educação formal já não corresponde aos padrões e dinâmicas da sociedade atual.

As comunidades são desenvolvidas em rede através da utilização das TIC, ou seja, o instrumento de comunicação e de promoção de aprendizagem. A internet relativiza o espaço e o tempo, alterando as dinâmicas de interação social, o desempenho de papéis e a participação em “sala de aula”: mais colaborativa e mais participativa.
Todos os modelos de aprendizagem refletidos apresentam uma abordagem colaborativa, em que  os formandos e formadores desempenham novas funções, e são criados novos ambientes de aprendizagem.


Destaco o Modelo de Comunidades de Investigação, apresentados por Garrison e Anderson, que assentam numa perspectiva construtivista. Este modelo sistematiza as interações (efetuadas num fórum de discussão, suporte principal de comunicação) de forma a melhorar o acompanhamento do processo de aprendizagem em comunidade. Além da gestão das dinâmicas sociais e cognitivas, o formador/docente/tutor deve orientar a aprendizagem para um desenvolvimento da comunidade. Deve ser facilitador da reflexão e da discussão ativa entre os membros da comunidade.

O modelo construtivista de aprendizagem implica a construção do conhecimento individual, tendo como finalidade a partilha em comunidade. Esta partilha vai favorecer a investigação, a crítica e a criatividade, ou seja, é em ambiente colaborativo que o indivíduo vai conduzir a sua experiência educativa porque fica automaticamente responsável por moderar essa aprendizagem.
Por outro lado, a diversidade de perspectivas e dos vários contributos da comunidade/grupo vai favorecer a produção de conhecimento e do pensamento crítico.

Comentários

Mensagens populares