Breves reflexões sobre modelos de aprendizagem em ambientes virtuais
As
comunidades de aprendizagem, exemplificadas através dos 5 modelos de
aprendizagem em ambientes virtuais, apresentam processos de aprendizagem
colaborativos.
As comunidades virtuais de aprendizagem passaram a ser conceitos
utilizados, e referenciados, em contextos educativos ou de formação online.
Foram criados por se verificar uma necessidade de inovação no contexto
educativo, uma vez que a educação formal já não corresponde aos padrões e
dinâmicas da sociedade atual.
As
comunidades são desenvolvidas em rede através da utilização das TIC, ou seja, o
instrumento de comunicação e de promoção de aprendizagem. A internet relativiza o
espaço e o tempo, alterando as dinâmicas de interação social, o desempenho de
papéis e a participação em “sala de aula”: mais colaborativa e mais
participativa.
Todos os modelos de aprendizagem refletidos apresentam uma abordagem
colaborativa, em que os formandos e formadores desempenham novas funções, e são
criados novos ambientes de aprendizagem.
Destaco o
Modelo de Comunidades de Investigação, apresentados por Garrison e Anderson,
que assentam numa perspectiva construtivista. Este modelo sistematiza as
interações (efetuadas num fórum de discussão, suporte principal de comunicação)
de forma a melhorar o acompanhamento do processo de aprendizagem em comunidade.
Além da gestão das dinâmicas sociais e cognitivas, o formador/docente/tutor
deve orientar a aprendizagem para um desenvolvimento da comunidade. Deve ser
facilitador da reflexão e da discussão ativa entre os membros da comunidade.
O modelo
construtivista de aprendizagem implica a construção do conhecimento individual,
tendo como finalidade a partilha em comunidade. Esta partilha vai favorecer a
investigação, a crítica e a criatividade, ou seja, é em ambiente colaborativo
que o indivíduo vai conduzir a sua experiência educativa porque fica
automaticamente responsável por moderar essa aprendizagem.
Por outro
lado, a diversidade de perspectivas e dos vários contributos da
comunidade/grupo vai favorecer a produção de conhecimento e do pensamento
crítico.
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